top of page

Fruta [7]

 

A frutose é de origem vegetal, e é produzida após a fotossíntese. 

 

Nas plantas, a produção de energia dá-se nas folhas, através da fotossíntese, e as moléculas sintetizadas são utilizadas nos restantes órgaos: sementes, caules, flores e frutos.

 

Na maioria das plantas, o carbono assimilado é transportado sob a forma de sacarose. Analisando a Figura 5, podemos ver que após o ciclo de Calvin, da fotossíntese, o gliceraldeído-3-fosfato (PGAL) formado dimeriza por ação da aldolase, dando origem à frutose-1,6-fosfato, que após desforforilação origina a frutose-6-fosfato. Esta molécula pode ser diretamente incorporada na molécula da sacarose ou convertida em glucose-6-fosfato, que na forma de UDP-glucose incorpora igualmente esse dissacarídeo. 

 

Posteriormente, a clivagem da ligação glicosídica permite a utilização deste açúcar, e pode ser realizada por duas enzimas diferentes:

  • A invertase, uma hidrolase que cliva a sacarose em frutose e glucose

  • A sintase da sacarose, uma glucosil-transferase que na presença de UDP converte a sacarose em UDP-glucose e frutose.

 

As invertases são responsáveis pela presença de frutose nas várias partes das plantas, mas principalmente nos frutos. 

Figura 5| Produção de frutose, glucose e sacarose, após a fotossíntese. [Consultado em 24/05/2015]; Disponível em: http://plantphys.info/plant_physiology/calvincycle.shtml

 

Bibliografia

[7] Sturm A, Tang GQ. The sucrose-cleaving enzymes of plants are crucial for development, growth and carbon partitioning. Trends Plant Sci. 1999;4(10):401-7.

 

 

 

 

bottom of page